Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
La gazette d'Aliahova : actualité de Michel Henry

Actualité concernant le philosophe Michel Henry (bibliographie, informations)

LA GAZETTE D’ALIAHOVA, n. 76, octobre 2016

Livres en langue française consacrés, en tout ou partie, à Michel Henry

Ghislain Deslandes : Critique de la condition managériale, PUF, 2016

« Il s'agit d'un traité de phénoménologie henryenne sur le thème de l'organisation du travail. Michel Henry y est explicitement cité comme la source principale du livre. »

Livres en langue étrangère consacrés, en tout ou partie, à Michel Henry

Christina M. Gschwandtner : Marion and Theology, PDF (http://muwewufirely.blogminds.com/marion-and-theology-pdf-free-550612)

Articles et contributions en langue française consacrés, en tout ou partie, à Michel Henry

Antoine Vidalin : Je Suis qui Je Suis. Trinité et phénoménologie de la vie (Nouvelle revue théologique, n. 138, 4, 2016)

Articles et contributions en langues étrangères consacrés, en tout ou partie, à Michel Henry

Joshua Lupo : The Affective Subject: Emmanuel Levinas and Michel Henry on the role of affect in the constitution of subjectivity (Sophia, 2016)

Colloques, cours et rencontres

  • XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM FILOSOFIA DA UFMG (Minas Gerais, Brasil), 12 a 16 de Setembro de 2016

Érica da Silva Martins, Matheus Mariano da Silva (UNASP/EC)

E mail: ericasilva_martins@hotmail.com.br

A Desconstrução do Materialismo Histórico através da Fenomenologia da Vida

Resumo:

Como é conhecido, o Socialismo é uma teoria proveniente dos ideais propostos pelo filósofo Karl Marx. Onde este propunha uma sociedade que estabelecesse um padrão de vida mais igualitário sendo que, este seria o mediador para se alcançar o ideal Comunista. Contudo, o pensamento inicial de Marx na visão do filósofo contemporâneo Michel Henry, foi comprometido pela distorção que seus seguidores impuseram através do marxismo. Marx na visão de Henry critica o capitalismo voraz, que acaba por subjugar o homem a umacondição de perda de consciência da capacidade e do potencial de agir. A partir do materialismo histórico à essa condição de estar estático, pode-se atribuir um termo da filosofia que é a Coisificação. Nesse sentido podemos dizer que o homem encontra-se imerso em um contexto em que foi reduzido há um simples objeto. No momento em que o trabalho vivo e todas suas significações vão perdendo espaço para tornar-se escravo de um sistema, a vida e sua subjetividade vão deixando o sentido de ser. É importante frisar que de acordo Henry, em sua interpretação sobre a batalha contra o capitalismo selvagem não está meramente reduzido a algo físico, ou a destruição, mas contra algo muito mais complexo onde o foco é o indivíduo que está por trás disso. A partir do momento em que é deixada a importância do indivíduo por detrás da máquina, que produz os bens de consumo, também é esquecida a importância da vida real.

  • Institut d’études théologiques, Bruxelles, 8 décembre : Jean-Michel Longneaux : La phénoménologie de la vie selon Michel Henry

Bibliographie henryenne

Je continue à mettre à jour une bibliographie de et sur Michel Henry, commencée il y a près de vingt ans. Si vous souhaitez la recevoir, n’hésitez pas à me la demander et je vous l’enverrai aussitôt.

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article